TOP 100 PLANTAS MEDICINAIS - FRUTAS (em construção)

FRUTAS

ANIS - Pimpinella anisum
Anis é uma pequena fruta anual que cresce selvagem em varias partes quentes do mundo. O seu cheiro e gosto a faz popular como especiaria na cozinha e para fabricação de balas assim como bebidas alcoólicas. Anis ajuda a descongestionar o sistema respiratório e freqüentemente usado em medicamentos para tosse e em pastilhas. É tradicionalmente usado como auxiliar digestivo, acalmar dispepsia, cólicas, inchaço e gases, e para controlar náuseas e vômitos. Também tem reputação de melhorar a libido - suaves propriedades estrogênicas e em algumas culturas é dado a mães em fase de amamentação para aumentar a produção de leite. Ajuda também a refrescar o hálito. Cuidado: Não use durante a gravidez.

MIRTILO - Vaccinium myrtillus
O mirtilo tem propriedades anti-oxidantes que contribuem para a saúde ocular e a visão, tem mostrado efeitos positivos em casos de problemas de visão por alta pressão sangüínea e diabetes. Também pode ajudar na prevenção de cataratas e glaucoma. Os ingredientes ativos são anti-oxidantes e destruidores de radicais-livres chamados antocianósidos, que são anti-inflamatórios e anti-idade.  Eles tem mostrado ajuda significativa em problemas vasculares como varizes e hemorróidas, bem como em períodos de dores e retenção de água. As folhas podem ser usadas para infusão. 

GROSELHA - Ribes nigrum
O óleo da groselha é uma fonte vegetal rica em ácido gama linoléico (a melhor fonte é o óleo de borragem). É usado para tratar inflamações de pele como eczema, assim como TPM, dores no peito, hipertensão leve e doenças reumáticas. O óleo da groselha supera até mesmo o óleo de prímula para artrites reumáticas, mas precisa ser tomado por 6 meses no mínimo para melhor efeito. Como o óleo vem das sementes, é mais fácil comprar do que fazer em casa, porque você vai precisar de uma grande quantidade dos frutos. Mas você pode usar as folhas em infusão como um leve diurético, para baixa pressão sangüínea e aliviar dores de garganta e gânglios inchados. As próprias groselhas são anti-virais e protegem contra a gripe.


GRÃO DE MOSTARDA PRETA - Brassica nigra
A mostarda tem um gosto picante e quando aplicado ao corpo esquenta. É um contra-irritante, causa vermelhidão no local aplicado da pele fazendo com que o sangue suba, havendo maior fluxo de sangue reduz a inflamação. Emplastro de mostarda (forte de sementes de mostarda moídas e farinha) onde tradicionalmente é aplicado no peito para aliviar resfriados, infecções bronquiais e dores reumáticas. Os componentes essenciais são encontrados nas sementes, que são produzidas nas vagens pretas por uma impressionante flor amarela no final do verão. Coloque algumas gotas de óleo da semente num óleo carreador para massagens, massageie os músculos e extremidades para melhorar a circulação. Cuidado: Semente de mostarda podem ser extremamente poderosas e causar irritação na pele ou queimaduras. Mas na quantidade certa você encontra revigoramento. 


BORRAGEM - Borago officinalis
Borragem cresce rapidamente, é uma flor azul que tem um formato de estrela, se prolifera espalhando as sementes. Foi usada a séculos em inflamações e condições reumáticas, para tratar depressão, como diurético, promove sudorese em febres. Atualmente a planta é cultivada por causa de suas sementes de onde é extraído o óleo de borragem. Este óleo é a fonte vegetal mais rica em óleo ácido gamma linoléico. O gamma linoléico é um ácido gorduroso e rico em ômega 6 usado para tratar dermatites, artrites, eczema, TPM, dor nos seios, assim como dores, formigamento e entorpecimento causado por diabetes. O óleo de borragem reduz inchaço nas articulações e dores em artrites reumatóides, melhora a condição e funcionamento da pele, especialmente em idosos. 


ALCARÁVIA - Carum carvi
Alcarávia ou cúmel não é encontrada facilmente, mas é fácil de ser cultivada no jardim ou em potes. A planta é parecida com uma armação de um guarda-chuva com minúsculas flores brancas que crescem de Junho até Agosto. Cada flor contém 2 sementes. Estas são secas e usadas em medicamentos herbais para aliviar congestão estomacal em crianças e adultos. Alcarávia auxilia a digestão, pequenas dores, gases e suaviza inchaços. Misturada com óleo de hortelã-pimenta reduz refluxos e alivia azia. 


AGNOCASTO - Vitex agnus-castus
Esta planta aromática é nativa do Mediterrâneo. Seus pico prolífero é no Outono, com flores cor de malva que contém pequenas bagas escuras, com gosto picante e pode seu usada fresca ou seca em remédios. As bagas são altamente recomendadas como um ótimo e natural controlador dos hormônios femininos. Contém uma série de componentes essenciais que parecem aumentar os níveis do hormônio progesterona durante a segunda metade do ciclo mentrual - embora o processo exato ainda não é compreendido. Isto tem vantagens significativas em vários distúrbios, aliviando TPM, dor na mama na menstruação, ajuda com a regular o sangramento menstrual e diminui a relação do hormônio relacionado a acne. Um estudo feito por 3 meses com agnocasto, sobre infertilidade em mulheres, consta que a probabilidade de engravidar duplicou (10% para 21%). Também é um ótimo remédio para aliviar sintomas da menopausa. 
Entretanto as frutinhas da Agnocasto estimulam o sistema hormonal feminino e parece ter efeito oposto em homens. Os monges usavam a fruta para diminuir o desejo sexual, para ajudar com sua castidade, por isso também é chamada de pimenta dos monges.
Cuidado: Não use durante a gravidez ou amamentação.


CEREJA - Prunus avium
Árvores de cerejas são cultivadas em jardins, as frutas, caules e até mesmo a casca são usados para dar sabor doce a vários remédios. A fruta contém vitamina A, B e C, minerais como cálcio e magnésio, fazendo da fruta um bom remédio para imunidade como para gripe e xarope para tosse. A cereja tem ótima reputação a reduzir o ácido úrico e há tempos é usada em tratamento e prevenção de gota e artrites - mas até agora nenhum estudo científico mostrou até que ponto ela é eficaz. O caule da cerejeira é antiinflamatório, quando usado como extrato ou infusão, alivia garganta seca ou tosses irritantes. A casca branca interna também pode ser seca - podando os galhos pequenos, retirando a casca interior branca e deixar secar - e transformando em um xarope para tosse, mas terá um gosto melhor se você acrescentar cerejas. Em grandes quantidades, a cereja é diurética e laxativa, ou seja, não coma demais de uma só vez :)


Cranberry (oxicoco)- Vaccinium macrocarpon
Cranberry é uma fruta azeda que cresce em lugares úmidos na América do Norte. Mais conhecida como acompanhamento do jantar de Natal e tem uma longa história em tratar cistites e outras infecções urinárias. Ela impede, evitando que a bactéria se grude no trato urinário e aumento a acidez da urina. Se você sofre repentinamente de cistites, coma regularmente as frutas de cranberry ou o suco caseiro da fruta (não use sucos industriais, contém alto nível de açucar), assim prevenindo novos surtos. A fruta também é usada para aliviar os sintomas de cistite aguda.

Um comentário:

  1. Nao consigo enxergar nada do meu tablet, coloca letras mais escuras... obrigado ;)

    ResponderExcluir